domingo, 29 de setembro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM- ESQUISTOSSOMOSE

 
Série/Ano: 6ª série – 7º ano
Bimestre: 4º Bimestre
Eixo temático:
  • Ser Humano e saúde.
Subtema:
  • Qualidade de vida: saúde um direito da cidadania.
Conteúdos:
  • saúde como bem estar físico, mental e social e seus condicionante, como alimentação, moradia e lazer;
  • Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um;
    Parasitas humanos e os agravos à saúde;
  • os ectoparasitas e endoparasitas;
  • doenças causadas por ecto-e endoparasitas;
  • epidemias e pandemias;
  • Verminoses (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomose (amarelão), filariose (elefantíase) e bicho-geográfico, medidas preventivas para as mais comuns na região.
Objetivos:
  • relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente;
  • responder a perguntas de forma objetiva; emitir opiniões, quando for solicitado, argumentando;
  • interpretar os dados fornecidos pelos textos.


1-) SONDAGEM

Questionário oral ou questões escritas afim de gerar discussão e despertar o interesse (MOTIVAÇÃO), como:

O que é um verme?
Você já viu um verme?
Você sabe o que é um verme?
O que é um vermífogo?

2-) PROBLEMATIZAÇÃO OU SITUAÇÃO PROBLEMA

a-) Você sabe o que é barriga d'agua?
  Menino com Esquistossomose também conhecida como Barriga d’ água.

b-) leitura e analise do texto: UMA TARDE DE SOL

UMA TARDE DE SOL

(Autora: Professora Denise Camilo da Silva)

Era uma linda tarde de sol, Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali resolveram reunir sua turminha para um piquenique no bosque.

 Cascão e Cebolinha foram jogar bola próximo ao lago.
Não muito longe dali, Magali teve uma forte dor de barriga e procurou uma moita as margens do lago onde os meninos jogavam. Ali viu vários caramujos e pensou: - sera que é de comer?

Era um dia muito quente e um dos moleques resolveu se refrescar nadando no lago.
15 dias depois um dos meninos encontrou Magali no Hospital Regional onde ambos apresentavam os seguintes sintomas: dores de barriga;


Fraqueza;


Diarréia e manchas na pele;



Em maior quantidade nos pés.


Levante algumas hipoteses(explicações) argumentando o ocorrido.
1-) Que doenças os meninos podem ter contraido?
2-) Qual dos meninos contraiu a doença e porque?
 Elaborado durante o curso presencial de formação de professores de ciências.

CONTEXTUALIZAÇÃO
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

a-) há relação entre as funções socioeconomicas de saneamento básico e de qualidade de vida com a ocorrencia de doenças cp,p as esquistossomose?
b-) que medidas podem ajudar a diminuir o número de casos de doenças parasitárias?
c-) Qual é o ciclo de vida do verme Schistossoma mansoni e como o conhecimento deste contribui para a erradicação da doença?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Elaboração de uma tabela comparativa sobre verminoses que afetam o cidadão brasileiro.
Exemplo:

VERMINOSE
PARASITA
FORMA DE CONTÁGIO
SINTOMAS
TRATAMENTO
PREVENÇÃO
Ascaridíase





Teníase





Cisticercose





Bicho geográfico





Esquistossomose





Ancilostomose (amarelão)





Filariose (elefantíase)







APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES NOVAS

Dividir a sala em grupos onde cada grupo deve elaborar uma situação problema nas formas de textos, teatros, quadrinhos ou cartazes com uma das verminoses citadas na tabela.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:
  • participação individual dos alunos nas discussões;
  • empenho do aluno durante o trabalho de interpretação dos textos;
  • respostas, tanto orais quanto escritas, dos alunos para os questionários, assim como outros comentários dos estudantes durante as discussões coletivas
  • avaliação escrita;
  • conteúdo apresentado nos teatros, quadrinhos e cartazes elaborados pelos alunos.


RECUPERAÇÃO:
  • avaliação escrita e oral.

                                                      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
                                                      CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ciências da Natureza

* Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos simples.
* Propor ações para melhorar a qualidade de vida de uma determinada população, conhecidos
os seu indicadores básicos de saúde.
* Reconhecer argumentos e propostas que expressem a visão de saúde é um bem pessoal que deve
ser promovido por meio de diferentes ações (individuais, coletivas e governamentais), com base
em textos.
* Representar e/ou explicar fenômenos que aparecem nos ciclos de transmissão das verminoses
mais comuns, bem como as medidas para preveni-las.
* Identificar e explicar condições ambientais e climáticas que favorecem( ou dificultem) a
disseminação de algumas doenças, com base na leitura de textos.
* Identificar as doenças humanas transmitidas por água contaminada e as formas de preveni-las.
* Reconhecer a importância do saneamento público (tratamento da água e do esgoto) e sua relação
com a prevenção e promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário