Série/Ano:
6ª
série – 7º ano
Bimestre:
4º Bimestre
Eixo
temático:
- Ser Humano e saúde.
Subtema:
- Qualidade de vida: saúde um direito da cidadania.
Conteúdos:
- saúde como bem estar físico, mental e social e seus condicionante, como alimentação, moradia e lazer;
- Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um;Parasitas humanos e os agravos à saúde;
- os ectoparasitas e endoparasitas;
- doenças causadas por ecto-e endoparasitas;
- epidemias e pandemias;
- Verminoses (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomose (amarelão), filariose (elefantíase) e bicho-geográfico, medidas preventivas para as mais comuns na região.
Objetivos:
- relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente;
- responder a perguntas de forma objetiva; emitir opiniões, quando for solicitado, argumentando;
- interpretar os dados fornecidos pelos textos.
1-) SONDAGEM
Questionário oral ou
questões escritas afim de gerar discussão e despertar o interesse
(MOTIVAÇÃO), como:
O que é um verme?
Você já viu um verme?
Você sabe o que é um verme?
O que é um vermífogo?
2-) PROBLEMATIZAÇÃO OU SITUAÇÃO
PROBLEMA
a-) Você sabe o que é barriga d'agua?
Menino com Esquistossomose também conhecida como Barriga d’ água.
Fonte - http://radiobrasilmpb.blogspot.com/2010/10/doencas-tropicais-afetam-1-bilhao-de.html Acesso em: 02/06/2011
b-) leitura e analise do texto: UMA TARDE DE SOL
UMA TARDE DE SOL
Era uma linda tarde de sol, Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali resolveram reunir sua turminha para um piquenique no bosque.
Cascão e Cebolinha foram jogar bola próximo ao lago.
(Autora: Professora Denise Camilo da Silva)
Cascão e Cebolinha foram jogar bola próximo ao lago.
Não muito longe dali,
Magali teve uma forte dor de barriga e procurou uma moita as margens
do lago onde os meninos jogavam. Ali viu vários caramujos e pensou:
- sera que é de comer?
15 dias depois um dos
meninos encontrou Magali no Hospital Regional onde ambos apresentavam
os seguintes sintomas: dores de barriga;
Fraqueza;
Diarréia e
manchas na pele;
Em maior quantidade nos pés.
Levante algumas
hipoteses(explicações) argumentando o ocorrido.
1-) Que doenças os
meninos podem ter contraido?
2-) Qual dos meninos
contraiu a doença e porque?
Elaborado durante o curso presencial de formação de professores de ciências.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Atividade Prática: Ciclo de Vida de Parasitas Shistossoma mansoni. Trata-se de uma atividade baseada em um programa que está disponível no portal Biblioteca Digital de Ciência, no endereço eletrônico: http://www2.ib.unicamp.br/lte/bd/visualizarMaterial.php?idMaterial=813
4-) BUSCA DE DADOS- Uso de livros didáticos;
- Livros com esquemas;
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
a-)
há relação entre as funções socioeconomicas de saneamento básico
e de qualidade de vida com a ocorrencia de doenças cp,p as
esquistossomose?
b-)
que medidas podem ajudar a diminuir o número de casos de doenças
parasitárias?
c-)
Qual é o ciclo de vida do verme Schistossoma mansoni e
como o conhecimento deste contribui para a erradicação da doença?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Elaboração
de uma tabela comparativa sobre verminoses que afetam o cidadão
brasileiro.
Exemplo:
VERMINOSE
|
PARASITA
|
FORMA DE CONTÁGIO
|
SINTOMAS
|
TRATAMENTO
|
PREVENÇÃO
|
Ascaridíase
|
|||||
Teníase
|
|||||
Cisticercose
|
|||||
Bicho geográfico
|
|||||
Esquistossomose
|
|||||
Ancilostomose (amarelão)
|
|||||
Filariose (elefantíase)
|
APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES NOVAS
Dividir
a sala em grupos onde cada grupo deve elaborar uma situação
problema nas formas de textos, teatros, quadrinhos ou cartazes com
uma das verminoses citadas na tabela.
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
- participação individual dos alunos nas discussões;
- empenho do aluno durante o trabalho de interpretação dos textos;
- respostas, tanto orais quanto escritas, dos alunos para os questionários, assim como outros comentários dos estudantes durante as discussões coletivas
- avaliação escrita;
- conteúdo apresentado nos teatros, quadrinhos e cartazes elaborados pelos alunos.
RECUPERAÇÃO:
- avaliação escrita e oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário