Dos diversos artigos envolvendo criação de métodos e estratégias para formação de leitura e da escrita,podemos acrescentar em nosso trabalho a problematização para a compreensão da escrita e da leitura,nos textos científicos provocando o questionamento do leitor,fazendo-o trabalhar as competências e habilidades para tal.Isto lhe ajudará a organizar os significados e coerência,para aprimorar a interpretação e compreensão do que está lendo.
Em ciências é importante que além de o aluno estar extraindo informações úteis sobre determinado assunto,está também enriquecendo seu cabedal de conhecimentos.Para isso é importante lidar com textos diferenciados,e isso é possível na ciência,pois é um ramo muito vasto.
Por exemplo,porque não,ao estudar o texto que explica por exemplo o sistema circulatório e o excretor não usar o infográfico do corpo humano associado à leitura.
É frequente depararmos com leituras mal feitas que não há obediência às regras de pontuação e acentuação o que precariza para o aluno,a compreensão do que o texto se refere.É importante o professor intervir,também nesses momentos.
Não podemos esquecer o papel importante da tecnologia nesse processo,(a internet nas suas diversas modalidades,calculadoras e outros)textos e artigos jornalísticos,vídeos,interpretação de tabelas,gráficos,etc.
Conclusão
A leitura e a escrita é fundamental na aquisição de informações encontradas nos conteúdos presentes nos textos,embora estes entrem como suplementos das ferramentas do conhecimento,os quais os estudantes devem aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário